UPPE-Sindicato comemora 73 anos homenageando educadores e parceiros da Educação

       A União dos Professores Públicos no Estado-Sindicato (UPPES) irá homenagear educadores e parceiros da educação, na solenidade de 73 anos de fundação da entidade. O evento ocorrerá no dia 27 de setembro, às 15h, no Teatro Anaíta Custódio Cardoso, na sede da UPPES, localizada na Rua La Salle, nº 22, Centro, Niterói. A Homenagem é concedida a pessoas que se destacam pelo trabalho em prol da Educação.

       De acordo com a presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva, a Moção que será entregue aos homenageados é uma forma de reconhecer o trabalho de todos os educadores e parceiros da educação. “Desejamos que todos os educadores do estado sintam-se homenageados e abraçados pela UPPES. Sabemos da importância dos professores para o pleno desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo. Agradecemos aos nossos parceiros de sempre, o jornal Folha Dirigida, o jornal  O Fluminense, entre tantos outros que nos apoiam na defesa constante do magistério”, afirmou.

        A educadora, mais uma vez, ressaltou a atual situação do professorado fluminense. “Em mais de sete décadas de história, a UPPES enfrentou diversas batalhas em favor dos educadores. Atualmente, temos enfrentando mais uma. Estamos há quatro anos sem nenhuma recomposição salarial. Reivindicamos 36% para amenizar as perdas dos últimos anos. Contudo, nossa voz terá mais força se lutarmos juntos, professores e sociedade. É necessário que todos abracem essa causa, afinal, a educação é um bem de valor imensurável para nosso país e a valorização do magistério é o primeiro passo para o desenvolvimento”, frisou.

      A sindicalista destacou a necessidade de investimentos nas unidades escolares. “Para um pleno desenvolvimento do Estado e do país, há a necessidade de grandes investimentos nos professores e infraestrutura, além do incentivo à arte e ao esporte, que são de suma importância para a formação do indivíduo. Nós temos lutado para que isso seja integrado às escolas”.

      Fundada em 08 de setembro de 1945, a UPPES (União dos Professores Públicos do Estado-Sindicato) vem se destacando, há 73 anos, na luta em defesa da educação pública no Estado do Rio de Janeiro.

      Em 1988, foi consolidada como o primeiro sindicato de servidores públicos do país e responsável pelas maiores conquistas da categoria, dentre elas: o Plano de Carreira do Magistério (Lei 1614/90), a conquista dos quinquênios/triênios, o cumprimento da paridade, a inclusão dos professores de 40h no Plano de Carreira, entre outras tantas conquistas.

     A entidade conta com um amplo apoio à saúde e ao bem estar do professor, além das reivindicações para o magistério. A Casa do Professor, em Pendotiba, Niterói, é local de lazer, cultura e hospedagem.

     Com o objetivo de atender ao filiado de todo estado, a UPPES possui, além da sede em Niterói, três subsedes no interior, nos município de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Itaocara, além das representações em todas as regiões.

Homenageados:

Professora Cleidy Bertone Ribas

Professor Delmo Morani

Professora Fátima Conceição Pires dos Santos

Professora Fátima Torres Caetano

Jornalista Flávio Oliveira

Professora Iandara David dos Santos

Professora Jacy Franco de Faria

Jornalista José Carlos da Rocha Carvalho

Professora Maria de Lourdes Ribeiro Maroti

Professora Maria José Medeiros

Professora Marly Braga Leal Carvalho

Professora Ruth Garcia Tavares

Professora Terezinha Saraiva

Professor Dr. Waldenir de Bragança

1 der

Comente aqui

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *