Cultura e Arte: Encontro Estadual UPPES de Cultura reúne alunos e professores em diversas atividades

DSC_0426

 

Décima sétima edição do evento contou com grande público que se encantou com as apresentações

     Com o objetivo de promover a arte, a música e literatura, a União dos Professores Públicos no Estado – Sindicato (UPPES) realizou, no dia 10 de outubro, na sede da entidade, o 17º Encontro Estadual UPPES de Cultura, evento que conta com a participação de professores e alunos de escolas públicas do estado.

    DSC_0352A presidente da UPPES, Teresinha Machado da Silva(foto), reforçou, durante a abertura do evento, todo apoio e incentivo da UPPES às atividades culturais e esportivas. “Somos um sindicato que luta pelo bem-estar e boas condições para o professor. Contudo, sempre reiteramos a importância dos alunos, pois é necessário que eles estejam bem, que as escolas ofereçam atividades culturais, esportes, dentre outros”, afirmou.

    A educadora ressaltou a importância do evento, que já faz parte da história da entidade. “A UPPES, como sindicato de professores, sempre entendeu que deveria dar oportunidade aos filiados de terem acesso a outras atividades e benefícios, como: coral; aulas de inglês; Casa do Professor, local de hospedagem, lazer e cultura; departamento de psicologia; departamento odontológico; plano de saúde com preços especiais; acompanhamento de processos administrativos e jurídicos, e outras atividades. Seguindo a tradição, desde a fundação desta casa, nós acreditamos que é necessário dar o exemplo e mostrar que temos escolas que fazem trabalhos maravilhosos em prol da cultura e da arte”, frisou.

           DSC_0359 A coordenadora do evento, diretora de Biblioteca e Criatividade da UPPES, Neuza Caldas Maia(foto), destacou a presença dos alunos e professores e agradeceu a todos pela presença. “Gostaria de agradecer a todos que aqui estão, além de toda a diretoria da UPPES, a presidente, Teresinha Machado, pelo apoio e confiança e a todos os funcionários”.

         O encontro deste ano, contou com a participação do Coral da UPPES, sob regência do maestro Eduardo Lessa, que abriu o evento com clássicos nacionais e internacionais: “É preciso saber viver” – Roberto Carlos, “Das Kinget” – Mozart,” Só danço samba” – Tom Jobim e Vinicius de Morais e “Edelweiss” – Do filme A Noviça Rebelde.

             Pela primeira vez participando do Encontro Estadual UPPES de Cultura, a pianista Letícia Figueiredo Machado da Silva, de apenas nove anos, apresentou clássicos infantis como: “O Carneirinho de Marry”, “De Maré”, “Ciranda Cirandinha”, “Minha Valsinha” e “O Índio Alegre”.

        A tarde cultural também contou com a presença pop da cantora Nathália Freitas, que levou ao público canções do momento, além de suas composições: “Pesadão” – Iza, “Éramos Crianças” e “Quero ver você dançar”, além do clássico aclamado pelo público “Miragem”, de autoria da cantora.

           O Colégio Estadual Machado de Assis, de Niterói, levantou o público com a poesia acústica composta pelos alunos e com a canção “O Sol”, sucesso do cantor Vitor Kley.

       O encontro também foi marcado pela emoção, através das canções apresentadas pelo coral Canta Minas, do Colégio Estadual Minas Gerais, de Duque de Caxias. A música ”Quero conhecer Jesus” – Cia Salt emocionou o público presente no Teatro Anaíta Custódio Cardoso.

         Sempre presente nos eventos, o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida apresentou um número composto por danças, ginástica e recitais de poesias de autoria dos alunos.

      História e cultura marcaram presença na apresentação do Colégio Estadual Comendador Valentin dos Santos Dinis – NATA. O Grupo contou a história da origem do samba, através das vidas de cantores consagrados como: Martinho da Vila e Beth Carvalho. A escola também brindou o público com um passeio pela cultura e dança alemã, a paródia Festanata e um Sarau histórico que narrou: Uma jornada até a falsa abolição.

      Fechando com chave de ouro a edição de 2018 do Encontro Estadual UPPES de Cultura, o Grupo Vocal Animar, sob regência da maestrina Marlene Moreira, apresentou ao público um pouco da história e da beleza de Nova Friburgo. O hino da cidade, conhecida pelas belas flores, abrilhantou o início da apresentação, que seguiu com o clássico “Foi Deus que fez você” – Luiz Ramalho, “O ouro e a Madeira” – Eduardo Gentil e fechou sua participação com “Cidade das Flores” – Arlindo Moreira. Durante a apresentação do Grupo Vocal Animar, foram exibidas no telão, fotografias de pontos turísticos e belas paisagens de Nova Friburgo.

      Os professores e diretores responsáveis pelas atividades desenvolvidas com os alunos receberam certificados de participação dos diretores da UPPES: Abigail Rosa Amim, Annita Ferro da Cunha Lima,  Lucinda Bezerra de Menezes, Sônia Maria Sardella de Souza, Vanença de Souza Moraes, Eliane da Costa Seabra e Raymundo Nery Stelling Junior.

Arte

       Mais uma vez, as obras de arte do artista plástico Marcelo Toffoli decoraram as paredes do Teatro Anaíta Custódio Cardoso, na sede da UPPES. Na ocasião, o artista relembrou o começo de sua trajetória e destacou a importância da promoção da arte e recebeu uma homenagem da entidade. Filho de professores, Marcelo Toffoli agradeceu o apoio da UPPE-Sindicato. “Gostaria de agradecer à UPPES pelo convite, sou filho de professora. Minha mãe deu aula por 30 anos em escolas estaduais. Então, me sinto honrado em poder estar aqui”, assinalou.

Fotos

DSC_0392

_______________

DSC_0456

________________________

DSC_0001

_____________________________________

_DSC_0174
DSC_0213

____________________________________________

DSC_0498

________DSC_0573

______________________

DSC_0781

________________

DSC_0681

0 tas

Comente aqui

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *